Uma das características da denomidada Web 2.0 é a possibilidade de usar aplicativos online, sem a necessidade de instalá-los um computador. Com isso basta ter um navegador e conexão com a intenet.
O diferencial é basicamente no tipo de experiência que o usuário terá com a Web. Ao invés de ter sua página recarregada a cada clique de mouse, a o aplicativo Web 2.0 faz uso de tecnologias como o AJAX, fazendo por JavaScript as solicitações e manipulação das respostas com o servidor, sem a necessidade de recarregar a interface.
Exemplo disso é o Gmail, serviço de email gratuito da Google que substitui o uso de um aplicativo como o Outlook. Diferente de outros serviços de webmail, ao enviar uma mensagem a página não é recarregada, mas apenas atualizada em partes para demonstrar que o email foi realmente enviado. com isso a navegação fica mais leve e parecida com uma aplicação local.
O próximo pásso é aplicativos mais robustos. Grandes empresas estão investindo nisso: Google, Microsoft, Apple e outras já fizeram incursões por estas praias e estão buscando seu lugar ao sol.
Abaixo alguns links para aplicações cross-platform que usam elementos Web 2.0:
ajaxWrite.com – Cria e salva documentos de texto no formato .doc
ajaxSketch.com – Cria e salva documentos vetoriais no formato .svg
eyespot.com – Edição de vídeos
pages.google.com – Criador de páginas para usuários Google
homepage.mac.com – Criador de páginas pessoais para assinantes .Mac
start.com – Página agrupadora da Microsoft
del.icio.us – Arquivo de bookmarks (sites favoritos)
flickr.com – Álbum de fotos
…
A lista é grande.
Para conhecer mais aplicações visite o resultado da votação dos melhores de 2005:
web2.wsj2.com/the_best_web_20_software_of_2005.htm